Mendoza, perfeito para dois!

Se vocês fazem o tipo de casal que adoram vinho e uma boa gastronomia, devem considerar o destino Mendoza, na Argentina.

A cidade tem mais de 1000 vinícolas  e esta entre as melhores produtoras de vinho do mundo!

As vinícolas ficam a uns 20 minutos de carro da cidade de Mendoza, então você pode optar em ficar na cidade ou nos hotéis das próprias vinícolas, o que é super charmoso! Eu fiquei em 3 hotéis diferentes, 2 hotéis vinícolas e 1 hotel no centro de Mendoza.

A estrutura dos hotéis vinícolas é bem pequena e simples, chegam a oferecer de 4 a 10 quartos. O atendimento é mais familiar, e eles fazem você se sentir muito a vontade. O bom de estar em um hotel destes é ficar mais perto das grandes produtoras e o charme da vista da montanha.

O primeiro hotel que fiquei foi o Alto de Chacras Lodge, localizado em um bairro residencial, o hotel oferece apenas 4 quartos. Todos bem amplos e arrumados. O hotel oferece uma piscina, embora a água estava bem gelada mesmo no mês de janeiro. O atendimento foi ótimo, o gerente e a recepcionista nos ajudaram muito e pudemos ainda utilizar a churrasqueira do hotel para fazermos um bom churrasco a moda argentina!

A estrutura do hotel El Aguamiel, era um pouco maior, o hotel oferecia 8 apartamentos, piscina, e café da manhã. Não indico utilizar o room service, as opções são poucas e o preço é muito alto. Vale a pena jantar fora.

Alto Chacras Lodge
Churrasco
El Aguamiel2
Aguamiel

Mas o que fazer em uma cidade produtora de vinhos? Comer e beber muuuuito bem! É um turismo gastronômico fantástico. As produtoras exportam seus vinhos e são super estruturadas para receber os turistas.

Antes de ir, você precisa definir qual vinícolas vai visitar e já agendar sua visita com pelo menos 2 a 3 dias de antecedência.  Importante também é reservar um remis (choffer que pode ser indicado pelo seu próprio hotel) ou alugar um carro , munido de um bom mapa, uma vez que o GPS não possui os mapas das regiões das vinícolas.Importante! Não utilize táxi para visitar as bodegas, muitos deles não sabem a localização, com exceção aos taxis especializados, neste caso um remis.

Dá para visitar 2 vinícolas por dia, uma por volta das 11h e depois emendar com almoço e a outra na parte da tarde. Se estiver cansado de tanta bebedeira e bla bla bla do tour (sim, porque o texto do tour nas vinícolas são quase os mesmos, todo mundo quer ir logo para a degustação!) reserve um dia para conhecer a cidade de Mendoza.  Você pode comprar os seus vinhos em uma loja do centro, os preços são quase os mesmos da vinícola, mas se comprar em grande quantidade acaba sendo mais barato.

???????????????????????????????

Tour e degustação na Vinícola Familia Zuccardi

Uma loja legal para comprar é La Casa del Vino,  na Alameda Villanueva 160. Foi lá onde nós compramos nossas adega particular! Mas tem outras opçoes de lojas também como a Winery, na Calle Chile 898 e a Vines of Mendoza, Belgrano, 1194.

Casa del Vino

                                                                          Loja La Casa del Vino

???????????????????????????????

Vale comprar caixas próprias para o transporte das garrafas no avião!

Importante! Se você estiver voltando de Mendoza para Santiago de carro, seu limite de vinhos por pessoa é de 4 litros no máximo. Se você estiver acima do limite, deverá deixar as garrafas. O Chile é muito rígido na questão de entrada de alimentos e bebidas. Mas, se estiver voltando direto da Argentina para o Brasil, o limite são 12 litros.

Vou fazer posts sobre minhas visitas nas vinícolas para ajudar na escolha de qual vinícola devem visitar. Eu fui em 7, mas deixei pelo menos umas 5 para trás que gostaria muito de ter conhecido!! Fazer o que… ta aí a graça das viagens, deixar de ver coisas para voltar no destino!!

bjs

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s