Passo a passo para tirar o visto para os EUA

Muita gente desanima em ir aos Estados Unidos devido a burocracia para conseguir o visto americano. A dificuldade de reunir documentos, a demora na liberação, o medo de não ser aprovado…. Segue abaixo nossas dicas e o passo a passo para este processo.

American Visa (XL)

Sobre o Visto Americano

O visto americano é obrigatório para quem for entrar ou passar pelos Estados Unidos, mas existe um mito sobre a  dificuldade para se tirar o visto! Isso porque antigamente realmente era muito difícil. Existiam longas filas de espera em frente a porta da embaixada, pessoas que chegavam de madrugada para serem atendidas além deste processo demorar até 6 meses para conseguir uma liberação de entrada! Realmente de desanimar qualquer um!

Entre 2001 e 2011 a demanda de solicitações brasileira de visto americano cresceu 140% e isso fez com que os Estados Unidos desse mais atenção ao nosso “mercado” (o brasileiro gasta em média 5 mil dólares por viagem no pais e nós estamos entre as três nacionalidades que mais deixam dinheiro em  território americano, ao lado de chineses e indianos) melhorando o atendimento e acelerando a aprovação dos documentos.

Hoje é possível marcar a entrevista com menos de 1 mês, mas mesmo assim é recomendável procurar o Consulado com 3 meses de antecedência, afinal, ninguém quer ficar apreensivo dias antes de viajar.

Aqui daremos as etapas para que todo o processo fique mais claro e fácil para vocês! Porém sugerimos que antes de começar a preencher, tire suas duvidas no próprio site da Embaixada – http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/solicitar.html.

 

Vamos para as etapas:

1. A primeira etapa a ser seguida é preencher o formulário DS-160 que você encontrará na pagina do consulado americano – https://ceac.state.gov/genniv/. O preenchimento do formulário pode demorar um pouco, mas tenha paciência. Você precisará ter em mão seu passaporte, RG e CPF. Vai precisar de uma foto que esteja em seu computador mesmo, mas com fundo branco e saber onde você deseja fazer a entrevista – Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife.

Uma vez preenchido o formulário você receberá uma ficha de confirmação, é necessário imprimi-la para continuar as demais etapas.

  1. Pagamento da taxa – O visto de turismo custa 160 dólares e pode ser pago nas agencias do Citibank ou com cartão pelo próprio site do consulado americano. É necessário se cadastrar no site oficial – https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome e criar uma conta. Através desta conta você vai agendar uma entrevista, escolher o consulado onde deseja fazer a entrevista e selecionar o tipo de entrega do visto. Podendo ser: você mesmo retirá-lo no consulado ou receber na sua casa. Após isso, você ira selecionar o método de pagamento desejado.
  2. Agendamento da entrevista – Com o formulário inicial em mãos e o comprovante de pagamento da taxa, você ira agendar a sua entrevista. Serão duas datas, na primeira é preciso agendar a data de entrevista no consulado, e a segunda para coleta de dados (foto e impressões digitais) no centro de atendimento (CASV), que é feita antes da entrevista.
  3. O dia da coleta de dados, é realizada no CASV, Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. É necessário levar o passaporte, e a página de confirmação do formulário DS-160. Este atendimento nada mais é para agilizar o andamento da entrevista no consulado. Chegue no horário agendado, o atendimento costuma ser super-rápido! Você deverá entregar os seus documentos e depois eles irão retirar suas impressões digitais e uma foto.
  4. A última etapa é a tão esperada entrevista no Consulado. Vá preparado para ficar horas esperando, porem o tempo médio do atendimento é de 1h30 a 2 horas. Chegue com antecedência, 1h antes do horário marcado é suficiente.

Não esqueça de levar seu formulário e o passaporte, eles são imprescindíveis! Se tiver documentos que comprovem as informações que você colocou no formulário, leve-os também. Como imposto de renda, escritura de imóvel, etc, ou sejam , documentos que comprovem que você pretende voltar ao Brasil.

A entrevista varia muito de pessoa para pessoa. Ela é realizada em guichês onde o interessado fica de pé respondendo as perguntas em português mesmo. Perguntas do tipo:

Você já esteve nos Estados Unidos? Com o que você trabalha? Quanto você ganha mensalmente? Para onde você vai nos Estados Unidos? Tem algum parente que mora lá?

consulado

 

Consulado americano em São Paulo

Uma vez aprovado o seu visto, o seu passaporte ficará com eles para a aplicação do visto no passaporte. E aí você vai receber ele na sua casa ou deverá ir retirar (conforme escolheu no momento do agendamento). A entrega pode demorar ate 5 dias após a aprovação do visto.

Agora sim, o frio na barriga passou, e você poderá fazer as malas! Mas prepare-se pois ainda tem a segunda fase, a entrada em solo americano!

Chegada nos Estados Unidos

Outro momento de tensão é a chegada aos Estados Unidos. O visto não lhe dá a garantia de entrada no país, sim, isso mesmo, no momento da imigração a sua entrada pode ser negada, o que é raríssimo, mas é bom avisar!

Durante o voo, a companhia aérea lhe dará um documento de imigração (I-94) para preencher. É obrigatório preencher este documento para entregá-lo na chegada da imigração.

I-94

Modelo do formulário I-94

 

Após sair da aeronave, os passageiros não imigrantes irão seguir para uma única fila, ela pode demorar até 1h se você tiver o azar de chegar com outras aeronaves neste mesmo horário. Esta fila te levará a um funcionário da CBP. Ele irá tirar uma foto e pegar suas impressões digitais. Ele também lhe fará algumas perguntas como qual a sua profissão, quantos dias passara nos Estados Unidos; se você vai visitar outros estados; qual endereço irá ficar, etc. Se você tiver  os vouchers de hotel, deixe fácil para caso precisar mostrar ao funcionário. A regra é manter a calma e falar sempre a verdade!

Fila imigracao

Prepare-se pois poderá pegar fila na chegada do controle de passaporte!

Depois que passar pelo controle de passaporte,  você seguira para a esteira de bagagem e passará por um funcionário da Alfândega, só para confirmar as bagagens com o papel recebido na imigração e está liberado.

Ufa! Agora sim, pode curtir sua viagem tranquilo!!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s